sábado, 4 de outubro de 2008

# 355 Abaixando a máquina

Abaixando a máquina
Direção: Guillermo Planel e Renato de Paula


Um documentário que consegue a proeza de ficar diante de um punhado de temas polêmicos e interessantes sem mostrar um mínimo de curiosidade por nenhum deles. A opção dos diretores parece ter sido de bancar a "testemunha ocular da história" e simplesmente mostrar a dureza do trabalho de repórteres-fotográficos na cobertura da violência urbana no Rio de Janeiro. A maior prova disso está na câmera na mão do cinegrafista, correndo no meio de um tiroteio, registrando imagens (?) que nada acrescentam.

Os preconceitos de classe dos fotógrafos pingam de suas bocas a cada depoimento, uma bola quicando na área que os documentaristas não quiseram chutar. As transformações na profissão? Idem. Os conflitos? Parecem não existir. Em vez disso, aparecem entrevistas desnecessárias com figuras do porte de Tico Santa Cruz.

Como se não bastasse, os problemas técnicos são graves. O som péssimo numa entrevista feita dentro de um apartamento é imperdoável. E a imagem é tudo o que não se espera de um filme sobre fotógrafos.

28/9/2008 - Festival do Rio, mostra Première Brasil ( Cenas do Rio).

Nenhum comentário: