sábado, 11 de outubro de 2008

# 354: Call girl

Call girl (2007)
Direção: António-Pedro Vasconcelos

Esse entou na lista por acaso. Estava na programação da Maratona Odeon (10 de outubro, especial última chance do Festival do Rio) e só no meio dos créditos vimos que era coprodução e portanto valia. De brasileiro, mesmo, só a atriz Daniela Faria num papel mínimo, como a garota de programa Helga, amiga da protagonista Maria (Soraia Chaves).

Os vilões e os mocinhos são bem demarcados o tempo todo. Os personagens não passam de clichês. Mesmo assim, o filme ainda consegue escapar (um pouco) do moralismo no fim.

sábado, 4 de outubro de 2008

# 355 bônus: Café com leite

Na mesma sessão de "Abaixando a máquina", tivemos "Café com leite", de Daniel Ribeiro, pela mostra competitiva (curta-metragem). Uma simpática história que parece um filme gay mas fala muito mais sobre as dificuldades de assumir responsabilidades e os caminhos para construir a própria vida.

# 355 Abaixando a máquina

Abaixando a máquina
Direção: Guillermo Planel e Renato de Paula


Um documentário que consegue a proeza de ficar diante de um punhado de temas polêmicos e interessantes sem mostrar um mínimo de curiosidade por nenhum deles. A opção dos diretores parece ter sido de bancar a "testemunha ocular da história" e simplesmente mostrar a dureza do trabalho de repórteres-fotográficos na cobertura da violência urbana no Rio de Janeiro. A maior prova disso está na câmera na mão do cinegrafista, correndo no meio de um tiroteio, registrando imagens (?) que nada acrescentam.

Os preconceitos de classe dos fotógrafos pingam de suas bocas a cada depoimento, uma bola quicando na área que os documentaristas não quiseram chutar. As transformações na profissão? Idem. Os conflitos? Parecem não existir. Em vez disso, aparecem entrevistas desnecessárias com figuras do porte de Tico Santa Cruz.

Como se não bastasse, os problemas técnicos são graves. O som péssimo numa entrevista feita dentro de um apartamento é imperdoável. E a imagem é tudo o que não se espera de um filme sobre fotógrafos.

28/9/2008 - Festival do Rio, mostra Première Brasil ( Cenas do Rio).

# 356 Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira (2007)
Direção: Fernando Meirelles


O Sombra pode até saber o mal que se esconde no coração dos homens. Mas é a sombra branca da cegueira que revela esse mal. A dobradinha Meirelles-Saramago pinta sem piedade um retrato da capacidade do ser humano de se revelar cruel, mesquinho, covarde. E também generoso, valente, por que não?

Os personagens sem nome, interpretados por um elenco impecável, vão derrubando um por um os nossos limites. Até onde podemos aceitar o inaceitável? Até onde podemos ceder?

Dia 20/9/2008, no São Luiz - e três das quatro salas tinham filmes brasileiros.